Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Detalhes genéticos fazem com que as mulheres vivam mais do que os homens

A duplicidade do cromossomo X, estrutura responsável pela produção de proteínas essenciais ao corpo humano é um dos fatores que favorece as mulheres

Para definir o sexo masculino, são necessários os cromossomos X e Y. No caso das mulheres, uma dobradinha de cromossomos X faz o truque. A diferença genética entre os sexos está ligada basicamente a esse fator ; que pode parecer simples, mas guarda alguns dos segredos femininos para uma vida mais longa que a do ;sexo forte;. A partir de hoje, o Correio publica uma série de reportagens sobre os principais fatores genéticos, fisiológicos e sociais que favorecem as mulheres na luta pela sobrevivência na selva contemporânea ou desfavorecem os fortes e resistentes machos da espécie humana.

O microscópico requisito cromossômico para considerar um organismo feminino ou masculino já traz em sua definição uma evidência. Enquanto o Y é o menor dos cromossomos humanos e não tem nenhuma função além de definir o sexo masculino, o X responde pela produção de inúmeras proteínas essenciais ao funcionamento do corpo. Porém, a cópia a mais nas mulheres não é ativa ao longo da vida adulta. Logo cedo, no desenvolvimento embrionário, uma cópia do X é inativada. Nesse momento, o embrião é apenas um emaranhado de células que precisam definir imediatamente qual X será desativado, o que vem da mãe ou o que vem do pai.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde


Mas, se ao fim todos têm um cromossomo X ativado, qual a vantagem feminina? O mecanismo de compensação de dose. O fato de ficar com o X paterno ou materno ativo na célula faz com que, se houver uma mutação em um desses genes herdados, ela pode compensar esse defeito com o gene perfeito recebido do outro cromossomo. Mesmo que vá produzir a mesma quantidade que o homem de certa proteína, vai ter ainda a chance de produzir a proteína que ganhou da mãe ou aquela que recebeu do pai. O homem sempre terá somente uma chance porque só tem um X.

;Cromossomos são as estruturas em nossas células que contêm os nossos genes. O X contém muitos genes envolvidos na reparação do DNA para, quando ele estiver danificado, por danos causados pela luz ultravioleta nas células da pele ou pelos radicais livres nas células de todo o corpo, por exemplo;, explica Thomas Perls, diretor fundador do Estudo de Centenários de New England, na Inglaterra. Segundo ele, biologicamente, as células em mulheres têm uma escolha a partir de dois genes, uma em cada um dos dois cromossomos X, e elas usam o gene com a variação que é mais propícia para uma boa saúde. ;Essa ;vantagem; está distribuída por todo o corpo adulto. As células em homens não têm a oportunidade de fazer essa escolha.;

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.