Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se a partir desta quinta-feira (23/10) em Bruxelas, com novas metas ambientais e energéticas na agenda, bem como a nomeação de um coordenador europeu para o combate à epidemia de ebola.
A cúpula começa às 17h30 locais, depois da habitual troca de pontos de vista com o presidente do Parlamento Europeu. O tema sobre o clima e a energia no período de 2020 a 2030 estará na abertura dos trabalhos. O novo quadro prevê objetivos de redução das emissões de gases de efeito estufa em 40% em relação ao nível de 1990, e de pelo menos 27% para as energias renováveis.
Os líderes dos 28 países vão debater também o problema da epidemia do vírus ebola, devendo aprovar a nomeação de um coordenador especial da UE, com a função de assegurar maior coordenação entre a União Europeia, os Estados-Membros e as Nações Unidas.
O encontro termina amanhã (24/10), com um debate sobre a situação econômica na UE, com a participação do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi. Em seguida, haverá uma reunião dos líderes da zona do euro sobre o mesmo tema, mas centrado nos países de moeda única.
A aprovação da nova Comissão Europeia, liderada por Jean-Claude Juncker - que recebeu nessa quarta-feira (22), em Estrasburgo, o aval do Parlamento Europeu ; é uma formalidade a ser cumprida pelo Conselho Europeu.