Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

LED azul é fonte de energia eficiente e ecologicamente correta

Os três ganhadores do Nobel de Física também desenvolveram um laser azul do qual o LED de mesma cor, do tamanho de um grão de areia, é um componente crucial



Por e-mail, o sueco Olle Ingan;s, professor de eletrônica orgânica e biomolecular da Universidade Link;pings e membro do Comitê Nobel para Física, destacou que o trio merece o prêmio por ter reduzido a dependência de energia elétrica. ;Ao usar camadas muito finas e ligas de nitreto de gálio, eles criaram fontes de luz branca, com potência de saída de kilowatts por centímetro quadrado. A redução de material e a substituição pelo tubo fluorescente significam menos liberação de mercúrio;, explicou ao Correio.

A reportagem entrou em contato com o laboratório de Amano, na Universidade de Nagoya, mas foi informada de que ele estava a bordo de um voo para a França. Shihichi Okamoto, porta-voz da Universidade de Meijo (também em Nagoya), afirmou à reportagem que o cansaço fez Akasaki suspender todas as entrevistas, após falar com a tevê japonesa e receber um telefonema do premiê Shinzo Abe. Professor da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, Nakamura disse a repórteres suecos que experimentava um sentimento ;inacreditável; e ;incrível;. Eles vão dividir, em partes iguais, o valor de 8 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,1 milhão).