Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Astronautas fazem caminhadas espaciais para fazer reparos na ISS

Caminhada espacial, iniciada às 09h30 de Brasília, deve se prolongar por mais de seis horas

Washington - O astronauta americano Reid Wiseman e o alemão Alexander Gerst realizaram nesta terça-feira (7/10) uma caminhada orbital fora da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para fazer reparos, anunciou a Nasa.

Esta caminhada espacial, iniciada às 09h30 de Brasília, deve se prolongar por mais de seis horas.

Uma segunda saída orbital para concluir estes trabalhos está prevista para 15 de outubro e será realizada por Wiseman e outro astronauta americano, Barry Wilmore.

Na terça-feira (7/10), os dois mecânicos espaciais deslocarão uma bomba defeituosa do sistema de refrigeração, substituída em dezembro passado, para armazená-la em uma plataforma externa, situada perto do módulo Quest.



Alexander Gerst, da Agência Espacial Europeia (ESA), deve também substituir um foco de luz sobre uma câmera de TV (ETVCG), situada no módulo Destiny.

Depois, os dois astronautas instalarão um novo sistema elétrico no de transporte externo da estação (Mobile Servicing System ou MSS), que permite transportar equipamentos e peças de reposição entre os diferentes postos de trabalho da ISS.