Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Escritório pode se tornar um espaço decisivo de combate à depressão

Apontado como um dos principais desencadeadores de distúrbios psicológicos

Levando em conta um expediente tradicional, de oito horas, um terço do ano é reservado ao trabalho. Sem contar as facilidades tecnológicas que nos levam virtualmente ao escritório. Com tanto tempo assim de dedicação, é recomendável que uma das atividades que mais demandam a energia humana faça bem. Na prática, porém, ela causa cada vez mais complicações à saúde, principalmente a mental. Após entrevistar 2 mil pessoas, a entidade beneficente britânica Mind constatou que mais de um terço dos participantes apontavam o trabalho como o aspecto mais estressante, acima de preocupações com dinheiro e saúde, por exemplo (leia Para saber mais).

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Dentro desse quadro, um estudo publicado na BMC Medicine e feito por Sam Harvey, consultor psiquiatra e chefe do Programa de Pesquisa em Saúde Mental no Trabalho na Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, indica que locais de atuação profissional são estratégicos para basear a educação em saúde mental e programas de prevenção à depressão justamente pelo fato de as pessoas ocuparem 60% das horas de vigília neles.



Inspirado nesse potencial, o servidor público do Senado Federal Deomar Rosado, 58 anos, se tornou um dos líderes pioneiros do grupo De bike ao Senado, que incentiva os funcionários a irem de bicicleta ao serviço. ;Além de fazer o exercício físico, a atitude evita o estresse, o congestionamento e economiza tempo na hora de estacionar;, relata.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui