Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Abril iguala recorde de 2010 de temperaturas médias mais quentes desde 1880

A região central da Sibéria teve temperaturas mais de 5ºC acima da média

O último mês de abril foi historicamente quente em todo o mundo, empatando com o ano de 2010 no registro das médias de temperaturas mais elevadas desde 1880, anunciou nesta terça-feira (20/5) a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) americana.

No quarto mês do ano, "a temperatura média global nas superfícies terrestres e oceânicas empatou com 2010 como a mais alta já registrada para o mês", destacou a NOAA.

No mês passado, o planeta foi 0,77; Celsius mais quente do que a média do século XX. A região central da Sibéria teve temperaturas mais de 5;C acima da média. A Grã-Bretanha viveu seu abril mais quente desde que os registros começaram, em 1910, e a Austrália teve o sétimo abril mais quente no mesmo intervalo.

Enquanto isso, Estados Unidos e Canadá registraram, em grande parte de seu território, temperaturas mais frias do que a média para o mês. "Esse contraste é um exemplo de como a temperatura média mundial pode diferir da individual de uma região menor", prosseguiu a NOAA.



A última vez que as temperaturas globais em abril caíram abaixo da média do século XX foi em 1976, lembrou a agência.