Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Células de porco ajudam na regeneração do tecido muscular

O procedimento criado por cientistas dos EUA destina-se ao tratamento de lesões graves. O material é implantado nas feridas dos pacientes e acelera a recuperação dos tecidos



Após a cirurgia, os pacientes foram tratados com fisioterapia. A junção de tratamentos, de acordo com os cientistas, resultou em uma melhora de movimentação em todos os operados. Os pesquisadores explicam que a matriz extracelular induziu as células-tronco dos participantes a se tornarem células musculares.

Badylak avalia que uma das grandes vantagens da técnica é de, diferentemente das tradicionais, cultivar células-tronco em um ambiente externo ao corpo e depois injetá-las em pacientes. Dessa forma, a pessoa recebe estruturas ;indutoras; de regeneração diretamente na ferida, simplificando e agilizando a reação do corpo. ;Utilizar uma abordagem que não envolve a entrega de todas as células é importante porque simplifica muito os obstáculos regulatórios que precisariam ser superados e também o custo da terapia. Conseguimos um método eficaz para a restauração muscular vascularizada;, explica o também professor do Departamento de Cirurgia da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique