Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Doutorado mostra fórmula para estimar qualidade de vida após 60 anos

O valor da metodologia criada pelo pesquisador está na possibilidade de apontar quantos anos os brasileiros viverão com boa saúde depois de atingir a maturidade.

Belo Horizonte ; Envelhecer com qualidade de vida deixou de ser preocupação de quem está próximo de ingressar na chamada idade madura e dos especialistas envolvidos na discussão sobre a fragilidade do sistema de previdência num Brasil que vê cair a taxa de fecundidade. Gerações mais novas têm demonstrado a percepção de que o bem-estar em idade avançada depende da busca de um estilo saudável de viver, associada à mudança de cultura e hábitos. Atento a esse comportamento, o pesquisador Marcos Roberto Gonzaga pôs todo o conhecimento como estatístico, com mestrado e doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na elaboração de uma desafiadora fórmula capaz de estimar a expectativa de vida saudável dos brasileiros.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde


Esse conceito indica o tempo médio adicional que as pessoas esperam viver com boa saúde e em plenas condições de realizar as atividades do dia a dia. Gonzaga, que é professor adjunto do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da UFRN, conta que, além do interesse pelo tema da saúde da população idosa, procurou desenvolver metodologia alternativa ao bancos de dados de pesquisas existentes no país. Não é novidade que a população brasileira está envelhecendo, realidade desvendada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O valor da metodologia criada pelo pesquisador está na possibilidade de apontar quantos anos os brasileiros viverão com boa saúde depois de atingir a maturidade. Se o país conhece como a população está envelhecendo, isso permite que o governo tenha condições de planejar os investimentos na área da saúde e previdência. Marcos Gonzaga usou como referência para a tese de doutorado as informações coletadas pelas edições de 1998, 2005 e 2008 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios (Pnad), do IBGE, as mais recentes disponíveis.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.