[FOTO1]
Em busca da beleza dos fios e da proteção do couro cabeludo, movimentos pregam atitudes que, aparentemente, seriam uma ameaça à saúde capilar. Não usar xampu ou qualquer outro cosmético industrializado, por exemplo. Os adeptos alegam que as recomendações não são arriscadas. Basta ter consciência das características das mechas e, assim, saber exatamente o que faz bem para elas.
Uma das tendências é usar produtos livres de sulfatos, os detergentes dos xampus. Os compostos mais comuns dessa categoria são o lauryl sulfato de sódio e o lauryl sulfato de amonium, utilizados também em produtos de limpeza doméstica. A bandeira é levantada pelo movimento no/low poo, criado por Lorraine Massey, autora do livro Curly Girl, the handbook (Em tradução livre, Garota encaracolada, o manual).
Nesse caso, é importante criar o hábito de ler os rótulos dos produtos. Há duas linhas de cuidados. O no poo, mais radical, utiliza formas alternativas de limpeza capilar que não o xampu, como o bicarbonato de sódio e condicionadores com substâncias específicas para a limpeza. O low poo usa xampus que não tenham sulfato.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar,.