Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Cientistas criam 'cola' capaz de estancar sangramento no coração

Pesquisadores dos Estados Unidos criam produto capaz de estancar sangramento no tecido cardíaco sem a necessidade de uma posterior sutura. Testes com ratos e porcos tiveram resultados promissores



Em seguida, eles transferiram os testes para porcos, animais cujo coração bate em taxas similares ao dos humanos ; o dos ratos tem batimento muito mais elevado. A eficiência da supercola foi mais uma vez confirmada. Além disso, foi observado que o adesivo se manteve no mesmo lugar mesmo com o aumento dos batimentos, quando adrenalina foi injetada nas cobaias. ;O HLAA sozinho foi capaz de fechar imediatamente até defeitos na artéria carótida de suínos sem quaisquer complicações hemorrágicas;, garantem os pesquisadores.

O maior problema enfrentado hoje para a aplicação na cirurgia cardiovascular de colas biológicas é a falta de aderência. O campo operatório está normalmente inundado com sangue e existe uma alta pressão nas cavidades. ;Para usar os produtos disponíveis, não pode haver sangue no campo operatório e isso é algo extremamente difícil de conseguir. São colas que não têm uma capacidade de aderência muito forte;, descreve Robson Poffo, cirurgião cardiovascular do Hospital Albert Einstein.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .