Washington - Dois astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) fizeram uma caminhada espacial esta terça-feira (24/12), véspera de Natal, para concluir os trabalhos de reparos no sistema de refrigeração do laboratório orbital iniciado no sábado, informou a Nasa. Em 1973, uma saída orbital no antigo laboratório americano Skylab foi executada no dia de Natal.
Como ocorreu no sábado, o engenheiro de voo Koichi Wakata, da agência espacial japonesa (JAXA), estará operando o braço mecânico de 15 metros, que erguerá Hopkins e a peça com a nova bomba da plataforma de armazenamento até o local onde precisará ser instalada.
Noite de Natal no espaço
Esta segunda caminhada espacial estava prevista inicialmente para a segunda-feira, mas a descoberta de um problema no sistema de condensação de água do traje espacial de Mastracchio fez com que se atrasasse 24 horas até esta terça-feira. A Nasa explicou que uma "pequena quantidade de água" entrou no sistema de condensação depois que Mastracchio entrou na câmara de descompressão da estação assim que a caminhada terminou.
Os controladores de voo decidiram, por motivos de segurança, que na segunda missão Mastracchio utilizará um traje espacial de reposição. A Nasa, que a todo momento assegurou que os dois homens "nunca estiveram em risco", informou que o problema não tem qualquer relação com o perigoso vazamento de água no capacete do astronauta italiano Luca Permitano, em 16 de julho, que o obrigou a entrar na estação em caráter de urgência.
A agência espacial ainda está investigando o motivo do defeito. Como medida de urgência, os astronautas agora levam snorkels no traje espacial e almofadas adicionais para absorver qualquer vazamento de água nos capacetes. Desde que a falha no sistema de refrigeração foi detectada, em 11 de dezembro, a climatização da ISS depende do segundo circuito de refrigeração, que não consegue suprir todas as necessidades da ISS.
A decisão da Nasa de realizar estas caminhadas de emergência levou ao adiamento para o início de janeiro do lançamento da cápsula não tripulada da empresa privada Orbital Science, que devia ter realizado sua primeira missão de abastecimento da ISS em 19 de dezembro. A caminhada da terça-feira é a segunda da carreira de Hopkins e a oitava de Mastracchio.