Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Revistas científicas elegem pesquisas e personalidades do ano; confira

A lista é diversificada: do russo que achou meteoro no fundo de um lago à primeira clonagem humana

Na segunda semana de fevereiro, a queda de um meteoro de mais de 1 tonelada em solo russo parecia prenunciar um ano próspero de acontecimentos científicos. Os fatos e as descobertas que se seguiram realmente foram memoráveis, dignos de roteiros de filme.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Dos Estados Unidos, veio o anúncio do primeiro clone humano. Da Geórgia, a teoria de que todos os grupos de homens arcaicos pertenciam, na verdade, a uma única espécie. Da Inglaterra, surgiram os vidros solares, que servem de janela e geram energia limpa. Saindo do campo dos inventos, uma importante decisão partiu da Suprema Corte americana, que proibiu a patente de mutações genéticas. Nos assuntos climáticos, uma insossa cúpula mundial sobre as alterações na temperatura do planeta ocorreu no mesmo mês em que um furacão varreu as Filipinas, disseminando terror e morte.

Formados por cientistas renomados de diversas áreas, os times de editores das duas principais revistas especializadas, Nature e Science, da Inglaterra e dos EUA, respectivamente, elegeram as personalidades e as pesquisas mais importantes do ano nas edições desta semana. Veja quem e o que foram destaque em 2013 e as apostas para o próximo ano.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.