Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Novo sistema permite controle de cadeira de rodas com movimentos da língua

Pesquisadores americanos criam sistema que permite o controle de uma cadeira de rodas automatizada e outros equipamentos por meio de um piercing colocado na boca

[VIDEO1]
O costume de decorar o corpo com piercings é comum em várias sociedades, o que torna difícil rastrear a origem desse comportamento. Esse tipo de joia, que perfura a pele, é quase sempre usado para fins estéticos, mas pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, em Atlanta, nos Estados Unidos, deram ao adorno uma função surpreendente e muito mais útil: ajudar pessoas tetraplégicas a comandarem uma série de equipamentos eletrônicos, incluindo cadeiras de roda motorizadas.

[VIDEO2]
O TDS, sigla em inglês para tongue drive system (sistema de condução pela língua), é apresentado em um artigo na edição de hoje da revista Science Translational Medicine. Para usá-lo, a pessoa só precisa ter um piercing preso à lingua, que, ao ser movida, envia comandos para os aparelhos a serem utilizados. Segundo os autores da tecnologia, 34 pessoas, sendo 11 com tetraplegia e 23 com movimentos normais, conseguiram movimentar uma cadeira de rodas por uma pista de obstáculos depois de apenas 30 minutos de treinamento.



O segredo do modelo está em um marcador magnético incorporado à esfera superior da joia de titânio presa à língua. Conforme o movimento que a pessoa faz com o órgão, o campo magnético é alterado e percebido por um equipamento semelhante a um headphone preso à cabeça do usuário. Por meio de um sinal sem fio, esse mecanismo envia o dado para um computador ou smartphone, que se encarrega de passar o comando para a cadeira de rodas ou para outro equipamento, como um videogame, telefone ou interruptor de luz (veja ao lado).

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique