Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Santuários do HIV podem ser até 60 vezes maiores do que o imaginado

Os antirretrovirais disponíveis hoje não conseguem agir nesses reservatórios. A constatação mostra a necessidade da criação de remédios mais potentes

O HIV é um vírus com capacidade de destruição muito maior do que se imaginava. É o que indica uma pesquisa da Johns Hopkins University School of Medicine, nos Estados Unidos, publicada na edição desta semana da revista Cell. Os cientistas descobriram que os santuários - reservatórios de micro-organismos latentes - podem ter o tamanho 60 vezes aumentado. A constatação mostra a necessidade da criação de remédios mais potentes para chegar a uma das barreiras mais difíceis de serem ultrapassadas na busca pela cura da doença.



[SAIBAMAIS]Hoje, a alternativa mais utilizada no combate ao HIV é a terapia com antirretrovirais. O famoso coquetel de medicamentos foi um dos grandes responsáveis por aumentar o tempo de vida dos infectados, mas não consegue atingir os santuários. Neles, os micro-organismos, mesmo de repouso, podem se multiplicar. ;Esses resultados indicam que uma das barreiras para a cura é muito maior e mostram como é importante que todos esses vírus estáveis intactos sejam erradicados;, analisa Robert Siliciano, professor da Faculdade de Medicina da Johns Hopkins e autor do estudo.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .