O zoológico de Edimburgo informou nesta terça-feira (15/10) ter indícios de que a única fêmea de panda gigante da Grã-Bretanha tenha sofrido um aborto.
Foi um dia duplamente triste para os zoológicos britânicos, depois de o Zoo de Londres ter anunciado que o primeiro filhote de tigre nascido no parque em 17 anos morreu afogado.
O zoo de Edimburgo informou que a panda Tian Tian (;Docinho;, em chinês), que vive a uma década na capital escocesa emprestada pela China junto com o companheiro, o macho Yang Guang, estava com todos os sinais de gravidez, mas agora acredita-se que tenha perdido o filhote.
"Especialistas da Sociedade Zoológica Real da Escócia agora podem confirmar que não acreditam mais que a fêmea de panda gigante do Zoo de Edimburgo, Tian Tian, esteja grávida", destacou o zoo em um comunicado.
"Todos os sinais hormonais e comportamentais dela indicam agora que ela concebeu e carregou um feto até um período avançado, mas o perdeu", acrescentou.
Era grande a expectativa de que Tian Tian estivesse prestes a dar à luz um filhote de panda, depois que o zoo anunciou em agosto passado que ela apresentava sinais de gravidez, como perda de apetite, alteração no humor e mudanças em seus níveis hormonais.
"Todos estamos tristes com esta reviravolta nos eventos depois de tantas semanas de espera", disse Chris West, diretor da Sociedade Zoológica Real da Escócia.
"O recinto da panda ficará fechado até o final da semana, a fim de dar a Tian Tian tempo para retomar sua rotina e dar a chance de que seus cuidadores se recuperem após este longo período de espera", acrescentou.
Tian Tian foi submetida a uma inseminação artificial em abril, após várias tentativas de fazê-la copular com Yang Guang ("Brilho do sol").
Os pandas são famosos por seu desinteresse pelo sexo durante a maior parte do ano e, quando formam casais, eles precisam adotar uma posição muito precisa a fim de copular com êxito.
Desde 2011, Edimburgo paga cerca de US$1 milhão por ano às autoridades chinesas para manter em seu zoo Tian Tian e Yang Guang, único casal de pandas da Grã-Bretanha.
Menos de 1.600 pandas sobrevivem na natureza, sobretudo na província chinesa de Sichuan, e outros 300 vivem em cativeiro ao redor do mundo.
Enquanto isso, no Zoo de Londres, os cuidadores estavam "perturbados" depois de descobrir que o filhote recém-nascido de tigre de Sumatra havia morrido em uma piscina dentro de seu recinto.
O zoo informou que o filhote, ainda sem nome, nascido há apenas duas semanas, foi encontrado morto na manhã de sábado.