Ciência e Saúde

Químicos moleculares Karplus, Levitt e Warshel ganham o Prêmio Nobel

A contribuição dos três foi combinar a física clássica com a física quântica em seu modelo

Agência France-Presse
postado em 09/10/2013 07:56
A contribuição dos três foi combinar a física clássica com a física quântica em seu modelo
Estolcomo
- Três químicos moleculares ganharam o Prêmio Nobel nesta quarta-feira (9/10) por elaborarem simulações de computador que são utilizadas para entender e prever os processos químicos, declarou o júri.

Martin Karplus, um cidadão austro-americano, Michael Levitt, britânico-americano, e Arieh Warshel, israelense-americano, foram homenageados "pelo desenvolvimento de modelos multiescala para os sistemas químicos complexos", informou o júri.

[SAIBAMAIS]Seu trabalho premiado ajudou a desenvolver modelos informáticos que espelham a vida real, "que se tornaram cruciais para a maioria dos avanços feitos na química hoje".

Como resultado, potentes programas de computador podem ser utilizados para prever processos químicos complexos, fornecendo a engenheiros farmacêuticos e a químicos industriais um caminho mais rápido para resolver problemas.

Estes processos podem ocorrer em uma fração de um milésimo de segundo, derrotando algoritmos convencionais que tentam mapeá-los passo a passo. A contribuição dos três foi combinar a física clássica com a física quântica em seu modelo.

Isto aumenta enormemente o número de permutações de cálculo, embora também exija um computador muito potente para analisar os dados. "A força dos métodos que Martin Karplus, Michael Levitt e Arieh Warshel desenvolveram é que eles são universais", declarou o painel Nobel.

"Eles podem ser utilizados para estudar todos os tipos de química; das moléculas da vida aos processos químicos industriais. Os cientistas podem otimizar células solares, catalisadores em veículos automotores ou mesmo drogas, para citar apenas alguns exemplos". Karplus, de 83 anos, Levitt, de 66, e Warshel, de 72, trabalham em universidades americanas. Os três premiados receberão o prêmio no dia 10 de dezembro em Estocolmo e dividirão as 8 milhões de coroas concedidas (916.000 euros).

Confira a lista de vencedores do Prêmio Nobel de Química atribuídos pela Real Academia de Ciências da Suécia nos últimos dez anos:

2013: Martin Karplus (EUA/Áustria), Michael Levitt (EEUU/Grã-Bretanha) e Arieh Warshel (EUA/Israel)

2012: Robert Lefkowitz e Brian Kobilka (EUA)

2011: Daniel Schechtman (Israel)

2010: Richard Heck (EUA), Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki (Japão)

2009: Venkatraman Ramakrishnan, Thomas Steitz (EUA) e Ada Yonath (Israel)

2008: Osamu Shimomura (Japão), Martin Chalfie e Roger Tsien (EUA)

2007: Gerhard Ertl (Alemanha)

2006: Roger Kornberg (EUA)

2005: Yves Chauvin (França), Robert H. Grubbs e Richard R. Schrock (EUA)

2004: Aaron Ciechanover, Avram Hershko (Israel) e Irwin Rose (EUA)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação