Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Quem faz bem ao próximo também ganha com a experiência, diz estudo

Redução dos riscos de depressão e aumento da satisfação pessoal estão entre os benefícios

Não surpreende ninguém pensar que o trabalho voluntário é uma forma eficaz de tornar melhor a vida de quem recebe ajuda e de fortalecer instituições sociais. No entanto, além do bem proporcionado ao outro, ser voluntário pode trazer benefícios para quem se dispõe a colaborar. Desenvolver melhor algumas aptidões e sentir-se mais realizado e satisfeito consigo mesmo são algumas das vantagens que a experiência pode trazer. ;Fazer trabalho voluntário, olhar para fora, além de olhar para dentro de si, ajudar aos outros ou fazer parte de uma comunidade traz benefícios, como manter relações sociais mais significativas;, afirma Reginaldo do Carmo Aguiar, psicólogo especialista em análise do comportamento.

Um estudo publicado no periódico BMC Public Health e produzido pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, mostrou que ser voluntário pode melhorar a saúde mental e proporcionar uma vida mais longa. Ao analisar autoavaliações de adeptos da prática, os especialistas concluíram que eles têm índices mais baixos de depressão e níveis altos de satisfação pessoal e bem-estar. Os cientistas pretendem, agora, confirmar se a relação indicada pelos relatórios pode ser sustentada.





Outras visões

Professora do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB), Maria Cristina de Carvalho Cascelli, 51 anos, desenvolveu depois de concluir o doutorado, em 2007, um projeto de extensão que leva o ensino de música a regiões carentes do Distrito Federal. A intenção era propor um diálogo musical com essas comunidades, possibilitando que os moradores tivessem a música como uma opção profissional. ;Foi um momento em que o ensino de música passou a ter uma relação maior com trabalhos sociais. Uma das motivações foi também cumprir um compromisso da universidade com a sociedade;, lembra.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.