Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Casais soropositivo fazem tratamento contra a Aids em conjunto

Em casais formados por um parceiro soropositivo, o tratamento correto com antirretrovirais reduz em 96% o risco de contaminação pelo vírus da Aids, segundo estudo da Fiocruz. Ainda assim, especialistas recomendam o uso de preservativo



No Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz, Martinez tentou entender melhor a realidade desses casais. E, segundo ele, as chances de contrair o vírus não são tão grandes se o portador tomar os medicamentos corretamente e conseguir manter baixa a carga viral. ;O teste HPTN 052 comprovou que os antirretrovirais utilizados pelo parceiro soropositivo protegeram em 96% o parceiro soronegativo;, conta o psicólogo, que também foi integrante do grupo de pesquisa por trás desses testes em 2006.

Martinez concluiu que a maioria dos soropositivos soube que estava infectada pelo HIV a partir de exames em laboratórios privados. Eles também não tiveram o aconselhamento pré e pós-teste, conforme determina o Ministério da Saúde. ;Alguns receberam o resultado por telefone e por e-mail, o que também está em desacordo com as regras oficiais. Além de causar problemas psicológicos e emocionais sérios, essa experiência afeta negativamente o entendimento da infecção pelo HIV, além da importância da prevenção secundária como forma de evitar a reinfecção com outras cepas virais;, destaca o pesquisador.