Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Evento cultural comemora o Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Trabalhos artísticos produzidos pelos usuários dos serviços de saúde mental, apresentações musicais, exposições e exibição de filmes fazem parte da programação

Rio de Janeiro - As atividades que envolvem arte, cultura e comunicação no campo da saúde mental são o tema de um evento que ocorre nesta quinta-feira (15/5) e sexta-feira (16/5) no Colégio Brasileiro de Altos Estudos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Flamengo, zona sul do Rio. Promovido pela TV Pinel e pelo Instituto de Psiquiatria da universidade, o evento Cultura, Loucura e Arte faz parte das comemorações pelo Dia Nacional de Luta Antimanicomial, que será celebrado no próximo sábado (18/5).

Trabalhos artísticos produzidos pelos usuários dos serviços de saúde mental, apresentações musicais, exposições e exibição de filmes fazem parte da programação. A intenção é mostrar que a arte e a loucura se aproximam, quando se trata da quebra de padrões e conceitos preestabelecidos. Por coincidência, o prédio hoje ocupado pelo Colégio de Altos Estudos da UFRJ, onde ocorre o evento, foi construído em 1922, no mesmo ano da Semana de Arte Moderna.

Um exemplo da busca por um novo paradigma na saúde mental é a experiência inovadora da TV Pinel, criada em 1996 pelo Instituto Philippe Pinel, na época pertencente ao Ministério da Saúde, dentro das diretrizes da reforma psiquiátrica brasileira e do movimento antimanicomial. Ao estabelecer como meta a produção de um programa de TV, o projeto levou aos usuários dos serviços de saúde mental a ideia de um trabalho em equipe, comunitário e objetivando a capacitação profissional. A programação é veiculada na internet e no Canal Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

;Nós tentamos quebrar o estigma em torno da doença mental, ao trabalharmos com a subjetividade dos nossos usuários;, disse a psicóloga Vera Roçado, coordenadora da TV Pinel. ;Ao participarem do processo de criação, a dar sugestões para o programa, eles começam a se sentir produtivos e as melhoras são evidentes;, acrescentou.



A cada ano, participam do projeto nove bolsistas, todos usuários do Instituto Philippe Pinel, hoje vinculado à Secretaria Municipal de Saúde do Rio, aos centros de Atenção Psicossocial (Caps) da prefeitura e ao Instituto de Psquiatria da UFRJ. Seis profissionais da área de vídeo e a coordenadora completam a equipe da TV Pinel.

;Ao longo desses anos, alguns bolsistas que participaram do projeto conseguiram inserção no mercado de trabalho;, ressaltou Vera Roçado. Segundo ela, no início a TV Pinel procurava expressar por meio da gravação em vídeo todas as formas de loucura, mas hoje se preocupa sobretudo em falar do cotidiano. ;Somos uma TV comunitária;, define.

O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial surgiu em 18 de maio de 1987, durante o Congresso de Trabalhadores de Saúde Mental, ocorrido naquele ano em Bauru (SP). Desde então, a data tem sido comemorada anualmente, com discussões sobre a política de saúde mental e a defesa dos direitos humanos das pessoas que sofrem de transtornos psíquicos.

A programação, aberta ao público, pode ser vista das 10h às 21h. O Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ fica na Avenida Rui Barbosa, 762, no Flamengo. Informações adicionais podem ser obtidas no site www.tvpinel.blogspot.com.