Washington - Os astronautas americanos Tom Marshburn e Chris Cassidy concluíram neste sábado uma caminhada espacial de emergência para susbstituir uma bomba do sistema de alimentação da Estação Espacial Internacional (ISS) e conter um vazamento de amônia, segundo a TV da Nasa.
O conserto, que teve início às 12h44 GMT, foi concluído uma hora antes do previsto, às 18h14 GMT, cinco horas e meia depois que os engenheiros aeroespaciais deixaram a estação.
A operação consistiu, entre outras coisas, na instalação de "uma bomba de substituição", segundo a TV da Nasa. Também foi trocado um dispositivo de controle de fluxo, considerado o responsável pelo vazamento, detectado na parte da estação pertencente aos Estados Unidos.
Antes de anunciar que a saída ao espaço ocorreria hoje, Chris Hadfield também reconheceu que se tratava de "uma situação grave".
De acordo com a Nasa, na última quinta-feira, a tripulação da ISS alertou o centro de controle da estação, situado em Houston, EUA, para a presença de "pequenos flocos brancos flutuando ao redor da estação".