Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Tecnologia promete ajudar no desenvolvimento de vacinas contra a Aids

Pesquisadores desenvolvem modelo computacional capaz de identificar as regiões do vírus que mais sofrem mutações e os anticorpos eficientes para atacá-lo

Cientistas americanos e sul-africanos anunciaram um algoritmo capaz de prever o comportamento do sistema imunológico no combate ao HIV. O recurso tecnológico ; uma espécie de fórmula a ser empregada em programas de computador ; permite que os especialistas compreendam áreas em que os vírus sofrem mutações e simulem um incontável número de relações entre os patógenos e os anticorpos. Assim, torna-se possível identificar quais respostas imunológicas são mais eficazes para neutralizar o micro-organismo causador da Aids. Por isso, os pesquisadores apostam que a nova tecnologia, apresentada na capa da revista Science, vai ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento de uma vacina eficiente contra a doença e outras infecções com alta taxa de mutação.


[SAIBAMAIS];O novo algoritmo pode ajudar cientistas a aprender mais sobre como os anticorpos combatem o HIV. Essa nova abordagem permite entender melhor como é a resposta natural do corpo a esse vírus;, explica John R. Mascola, médico diretor do Vaccine Research Center of the National Institute of Allergy and Infectious Diseases, dos Estados Unidos. Mascola afirma que esse conhecimento é útil para cientistas que lutam pela criação de uma vacina ;que estimule o sistema imunológico de pessoas não infectadas a produzir os bNAbs (anticorpos eficazes contra o HIV);.