<div style="text-align: justify"><span style="font-weight: bold">Paris</span> - Os voos de avião vão ficar mais turbulentos porque o aquecimento global desestabiliza as correntes aéreas usadas por aviões comerciais, alertaram climatologistas nesta segunda-feira (8/4) no primeiro estudo realizado para medir o impacto projetado das mudanças climáticas nas viagens aéreas.<br /><br />Segundo os cientistas, as turbulências atmosféricas já provocam ferimentos em centenas de passageiros todos os anos, alguns fatais, e causaram danos em aeronaves que custam à indústria um valor estimado em US$ 150 milhões.<br /><br /><a href="#h2href:{"titulo":"Pagina: capa ciencia e saude","link":"","pagina":"69","id_site":"33","modulo":{"schema":"","id_pk":"","icon":"","id_site":"","id_treeapp":"","titulo":"","id_site_origem":"","id_tree_origem":""},"rss":{"schema":"","id_site":""},"opcoes":{"abrir":"_self","largura":"","altura":"","center":"","scroll":"","origem":""}}">Leia mais notícias em Ciência</a><br /><br />"As mudanças climáticas não só estão esquentando a superfície da Terra, como também estão mudando os ventos atmosféricos a 10 quilômetros de altitude, onde os aviões voam", afirmou o co-autor do estudo, Paul Williams, do Centro Nacional de Ciência Atmosférica da Universidade de Reading, no sul da Inglaterra. "Isto está deixando a atmosfera mais vulnerável à instabilidade que cria a turbulência de céu limpo", explicou. "Nosso estudo sugere que vamos ver o aviso de ;apertem os cintos; ligado com mais frequência nas próximas décadas", acrescentou.<br /><br />A turbulência é causada principalmente pelo fluxo de ar vertical: correntes ascendentes descendentes perto de nuvens ou tempestades elétricas.<br /><br />A turbulência de céu limpo, que não é visível a olho nu e não pode ser detectada por satélite ou radar tradicional, é relacionada a correntes de jato atmosféricas, que têm uma tendência a ganhar força com as mudanças climáticas.<br /><br />Os autores do estudo usaram simulações de computador da corrente de jato do Atlântico Norte, um forte vento da alta atmosfera impulsionado por diferenças de temperatura resultantes da colisão entre o ar do Ártico e ar tropical.<br /><br />Essa corrente de jato afeta o corredor de tráfego aéreo entre a Europa e a América do Norte, um dos mais intensos com cerca de 300 voos por dia na direção leste e outros 300 rumo a oeste.<br /><br />Os cientistas descobriram que a duplicação das concentrações de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera com base em níveis pré-industriais, prevista no prazo de 40 anos, tornariam as turbulências entre 10% a 40% mais violentas em altitudes típicas de cruzeiro. "Uma turbulência forte o suficiente para dificultar caminhar e desalojar objetos soltos pode se tornar duas vezes mais comum no espaço aéreo transatlântico em meados deste século", disse Williams. "Assim como tornar os voos mais instáveis e menos confortáveis, ela também pode aumentar o risco de lesões para passageiros e tripulação", especialmente no inverno, quando se acredita que a turbulência de ar limpo no Hemisfério Norte seja mais intensa.<br /><br />Williams explicou que o CO2 causa um aquecimento não uniforme, que aumenta os ventos da corrente de jato. "Uma corrente de jato mais forte significa que a atmosfera fica menos estável, o que cria mais turbulência", explicou.<br /><br />Segundo o estudo, publicado na revista Nature Climate Change, os aviões já perdem 1% de seu tempo de voo cruzeiro em fortes turbulências de céu limpo.<br /><br />Pessoas que viajam com frequência têm reportado um aumento da instabilidade em voo, mas este é o primeiro estudo a realmente medir o impacto das mudanças climáticas nas turbulências, disseram os autores. "As rotas aéreas precisam se tornar mais intrincadas para evitar trechos de turbulência que estão mais fortes e mais frequentes, em que os tempos de viagem serão mais longos e o consumo de combustível e as emissões aumentarão", escreveram. "Em primeiro lugar, a aviação é em parte responsável por mudar o clima", comentou Williams. "É irônico que o clima pareça pronto para se vingar ao criar uma atmosfera mais turbulenta para voar", emendou.</div>