Uma marca de desodorantes está promovendo desde a quinta-feira uma campanha nas redes sociais para premiar 22 sortudos candidatos com uma viagem espacial. O vencedor terá direito a subir 103 quilômetros acima da superfície da Terra, já fora da atmosfera, a bordo da nave SXC, apenas com a companhia do piloto. A previsão é de que a nave fique cerca de seis minutos em condições de gravidade zero no limite do espaço.
O critério para a escolha dos vencedores é replicar o máximo possível a campanha em páginas pessoais do Twitter, Facebook e Google%2b, na tentativa de ganhar votos a favor. O comercial disponível na internet tem como garoto propaganda ninguém menos que Buzz Aldrin, o segundo astronauta a pisar na Lua, em 1969, durante a Missão Apollo.
A nave desenvolvida por investidores privados é relativamente pequena, tem cerca de 10 metros de comprimento e é equipada com quatro foguetes impulsionados por combustível líquido. Para aproveitar a viagem, o cockpit em que os turistas espaciais serão instalados dispõe de uma janela com quatro metros de comprimento, mais que o suficiente para observar a Terra de um ângulo em que quase todos só conhecem nos filmes ou por fotografia.
Antes de ganhar a viagem, no entanto, os principais candidatos terão que participar de um programa de treinamento em Orlando, na Flórida, em dezembro de 2013, onde competidores do mundo todo passarão por uma espécie de eliminatória. As tarefas envolvem desafios como viajar em um jato supersônico, experimentar a sensação de gravidade zero criada em um ambiente especial de queda livre dentro de um avião. Como se não fosse o bastante, ainda há a necessidade de se testar a resistência do corpo em uma grande centrífuga que vai impulsionar o candidato a uma força seis vezes maior que a da gravidade.
Os vencedores, aí sim, finalmente terão na chance de viajar até Curaçau, no Caribe, para a decolagem do SXC. De acordo com a Space Expedition Corporation, os primeiros lançamentos devem ocorrer apenas em 2014. Em condições normais, um turista espacial teria que desembolsar cerca de R$ 200 mil para fazer a viagem. Os sortudos, pelo menos, terão as despesas pagas pela Unilever, a patrocinadora do concurso.