Segundo a mitologia chinesa, o arroz surgiu para salvar a humanidade quando ela estava à beira da inanição. ;Em uma história, a deusa Guan Yon apiedou-se dos seres humanos famintos e espremeu seus seios para produzir leite, que escorreu para as espigas antes vazias dos pés de arroz e se transformou em grãos;, conta o pesquisador britânico Tom Standage, no livro
Uma história comestível da humanidade (Editora Zahar). Agora, porém, a bem-sucedida relação do homem com a planta, que há milênios nutre pessoas em todo o planeta, está estremecida. O crescimento rápido da população mundial, que já ultrapassa os 7 bilhões, e os efeitos das mudanças climáticas fizeram com que a produção do grão chegasse perto do limite, criando um desafio para cientistas e agricultores.
[SAIBAMAIS]Em um artigo publicado na revista
Science, cientistas chineses mostram que deram um passo importante na luta para ampliar consideravelmente a produção de arroz no mundo. Os pesquisadores, da Universidade Agrícola Huazhong, conseguiram isolar os três genes responsáveis pela esterilidade do arroz índico-japônico, uma espécie híbrida maior e mais produtiva que os tipos que lhe dão origem, o zhenshan 97 e o nipponbare. A partir do feito, será possível tornar a planta mais resistente e produtiva.