Os problemas aparecem cada vez mais frequentemente nos consultórios médicos, relata a nutróloga Maria Del Rosário Zariategui, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e integrante do International Colleges for Advancement of Nutrition, nos Estados Unidos. Segundo ela, embora sejam conceitos novos na medicina, estão muito bem definidos pela comunidade médica. E não faltam sintomas para que as síndromes sejam enquadradas nos transtornos psiquiátricos.
Fazer o diagnóstico, contudo, pode ser bastante complicado, justamente porque não é comum enxergar os homens praticando condutas alimentares patológicas. ;Até quem padece do mal custa a enxergar que está vivendo um problema;, avalia a médica.
[SAIBAMAIS] Para a psiquiatra Ana Ermínia Pedrosa, a obsessão masculina com a estética corporal, com a balança e a conquista de um corpo perfeito, magro ou cheio de músculos, é um componente importante no desenvolvimento dos transtornos alimentares nos homens. Contudo, não é o único fator. Tanto nos homens quanto nas mulheres, questões biológicas, genéticas, ambientais, socioculturais e psicológicas estão associadas, tornando as doenças bastante complexas.
No aspecto biológico, a puberdade e a obesidade podem influenciar. Já nos quesitos socioculturais e psicológicos, a pressão da mídia, dos pais e dos amigos favorece o desenvolvimento do distúrbio, que pode ser motivado ainda pela atividade profissional da pessoa ou pelo uso de álcool e drogas.
A manorexia, a versão masculina da anorexia, segundo Rosário, pode se apresentar na forma de restrição alimentar pura, uma preocupação exagerada com a composição calórica e com a preparação dos alimentos ou na forma purgativa. ;Aparecem também o medo de ganhar peso e uma perturbação na imagem corporal;, diz. A especialista lembra que existem poucos estudos no mundo que avaliam a relação entre os homens e esse distúrbio, mas estima-se atualmente que o público masculino represente de 15% a 20% do total de casos de anorexia nervosa e bulimia nervosa, ou seja, em cada cinco pessoas com essas patologias, uma é homem.