Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

É possível alcançar tratamento universal para a Aids até 2015, diz ONU

Ao comentar dados globais sobre aids divulgados nesta quarta-feira (18/7), o coordenador do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) no Brasil, Pedro Chequer, disse que há uma possibilidade de se alcançar tratamento universal da doença até 2015.

Segundo ele, a América Latina aparece como pioneira no acesso aos medicamentos antirretrovirais, seguida pela região do Caribe e pela África Subsaariana.



Sobre o medicamento Truvada, aprovado nesta semana pelo governo norte-americano como alternativa para prevenir a infecção pelo HIV, o coordenador do Unaids ressaltou que o remédio está sendo divulgado como uma espécie de panaceia e que é preciso ter cautela.

;Temos outras pesquisas com maior relevância no sentido do controle da epidemia do que esta;, disse Chequer, ao destacar um estudo que indica a eficácia do tratamento antirretroviral como forma de prevenir a infecção entre casais em que um dos parceiros tem aids. ;Não podemos comemorar [o Truvada] como um milagre;, completou.