Paris - A nave automatizada ATV-3, destinada a abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS), será lançada nesta sexta-feira (23/3) de Kourou (Guiana Francesa) a bordo de um foguete Ariane.
O lançamento da ATV-3, inicialmente previsto para 9 de março a bordo de um Ariane 5, foi adiado para "verificações complementares".
Está previsto que na sexta-feira (23/3), uma hora depois do lançamento do foguete, o ATV-3 se separe do Ariane e seja posto em órbita a 260 km de altitude e a uma velocidade de 7,6 km/segundo.
Equipes da Agência Espacial Europeia (ESA) e do Centro Nacional de Estudos Espaciais francês controlarão de Toulouse (sudoeste da França) a trajetória deste cilindro com 10 metros de comprimento e 4,5 de diâmetro, que desdobrará seus painéis solares para voar com autonomia até a ISS.
Está previsto que, na noite de 28 de março, a ATV-3 percorra os últimos 250 metros que a separam da ISS e se acople à estação automaticamente.
Desde 2008, um ATV (Automated Transfer Vehicle) transporta a cada 18 meses, aproximadamente, seis toneladas de provisões - alimentos, água, equipamentos - para a ISS, que está em órbita a 400 km da Terra, com seis astronautas a bordo.
Após permanecer acoplado à ISS durante no máximo seis meses e contribuir para ajustar sua órbita, a ATV se desintegrará junto com os dejetos que transporta ao ingressar na atmosfera terrestre.
Em 2008, um ATV batizado Julio Verne viajou para a ISS e em 2010 foi a vez de outro veículo, chamado Johannes Kepler. O terceiro ATV, que será lançado na sexta, homenageia o físico italiano Edoardo Amaldi (1908-1989).
No começo de 2013 será a vez do ATV-4, batizado de "Albert Einstein", enquanto o quinto e último veículo ganhou recentemente o nome de "Georges Lema;tre", físico belga e pai da teoria do Big Bang.