CABO CANAVERAL - O foguete Atlas V decolou neste sábado para uma viagem de quase nove meses até Marte, em busca de sinais de vida no planeta vermelho, levando consigo o explorador espacial americano Curiosity. O projeto foi elaborado pelo Laboratório Científico de Marte (MSL, na sigla em inglês) da NASA, a um custo de 2,5 bilhões de dólares.
A nave deixou o Cabo Canaveral (Flórida, sudeste) às 15H02 GMT (13H02 de Brasília). A previsão é de que o foguete aterrisse em marte em 5 de agosto de 2012 e que o Curiosity passe então a enviar informações aos cientistas sobre suas descobertas sem ter que trazer amostras físicas para a Terra.
O Curiosity é uma espécie de jipe-robô de seis rodas movido por combustível nuclear e é o maior e o mais avançado veículo robotizado já construído para explorar Marte.
Para fazer isso, o dispositivo do tamanho de um veículo utilitário, equipado com um braço robótico, conta com um perfurador e uma série de 10 instrumentos científicos que incluem duas videocâmeras de cor, um raio laser capaz de destruir rochas, e uma caixa de ferramentas para analisar seus conteúdos.
A NASA vê o Curiosity como um ponto médio no longo caminho de exploração do planeta, que pode culminar numa missão de exploração humana em 2030.
A exploração de Marte por parte da NASA começou em 1976 com a aterrissagem do veículo espacial Viking e continuou, mais recentemente, com os veículos robotizados Spirit e Opportunity, que começaram a percorrer a superfície marciana em 2004.
O Spirit deixou de funcionar no ano passado, mas o Opportunity ainda está trabalhando.