Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Honda Civic movido a GNV ganha prêmio verde em Los Angeles

LOS ANGELES - O Honda Civic Natural Gas 2012 foi eleito, esta quinta-feira, o Carro Verde do Ano no Salão do Automóvel de Los Angeles, desbancando modelos ecológicos de Europa, Estados Unidos e Ásia.

A montadora japonesa comemorou o prêmio, anunciado no segundo dia do "LA Auto Show", aberto à imprensa, na véspera da inauguração do evento ao público em geral. "O Civic Natural Gas não só é um grande carro, mas também demonstra o compromisso da Honda para fornecer uma variedade de alternativas à gasolina", disse Michael Accavitti, da American Honda Motor Co., Inc.

O carro a CNV (sigla em inglês para gás natural comprimido), conhecido no Brasil como gás natural veicular ou GNV), uma alternativa à gasolina que emite menos gases de efeito estufa, foi posto à venda em outubro com preços a partir de 26.000 dólares, informou a companhia.

A Honda acrescentou que está expandindo a distribuição do automóvel a 200 agências em 36 dos 50 estados americanos, enquanto até agora suas vendas se limitavam a Califórnia (oeste), Nova York (nordeste), Utah (centro-oeste) e Oklahoma (centro).

Os cinco carros verdes finalistas na disputa usam tipos de energia - ou combinações de combustíveis - diferentes, o que demonstra o crescente leque de opções no mercado. Além da Honda, os finalistas foram o Volkswagen Passat TDI, o Mitsubishi i, o Toyota Prius V e o Ford Focus Electric.

O Mitsubishi e o Ford são completamente elétricos, o Prius é uma versão incrementada do popular híbrido, que combina gasolina e eletricidade, e o Volkswagen funciona a diesel.

"Isto demonstra que a indústria finalmente está chegando a um ponto em que o consumidor pode escolher pela oferta verde", disse John O;Dell, editor do Edmunds.com, site na internet especializado para compradores. "Estes veículos cobrem toda uma gama de tipos de combustíveis, faixas de preços e estilos", afirmou ao jornal Los Angeles Times.

No ano passado, o título de carro mais verde foi para o Chevrolet Volt 2011.