Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Amazônia e as Cataratas do Iguaçu são eleitas maravilhas naturais do mundo

Por volta do século 2 a.C., o poeta grego Antípatro de Sídon escreveu um pequeno e despretensioso poema. Nele nomeava sete lugares do mundo que representavam os mais incríveis feitos do homem, como as pirâmides do Egito e os Jardins Suspensos da Babilônia. Vinte e três séculos depois, as belezas descritas pelo escritor grego continuam famosas ; embora quase todas tenham desaparecido ;, e a humanidade se reúne novamente para eleger seus lugares preferidos. Depois das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, divulgadas em 2010, e das quais faz parte o Cristo Redentor, foram divulgados ontem os nomes das Sete Novas Maravilhas da Natureza. Paisagens naturais de tirar o fôlego e de excepcional valor para a humanidade. Entre elas, dois símbolos brasileiros: a Amazônia e as Cataratas do Iguaçu.

Além dos dois sítios do Brasil, foram escolhidos pelo voto popular ; através da internet e do telefone ; cinco lugares: a Montanha da Mesa, um monte achatado na África do Sul; a Baía Halong, formada por ilhotas de calcário no Vietnã; a ilha vulcânica de Jejudo, na Coreia do Sul; o rio subterrâneo Puerto Princesa, nas Filipinas; e o Parque de Komodo, lar do famoso dragão da Indonésia. ;Com a votação, queríamos que as pessoas em todo o mundo pensassem sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável;, justificou ao Correio Eamonn Fitzgerald, representante da organização 7NewWonders, organizadora do concurso. ;Em um mundo de 7 bilhões de pessoas, precisamos aumentar a conscientização sobre o tema. Caso contrário, poderemos acordar um dia e descobrir que o nosso patrimônio natural desapareceu;, completa.

Polêmica
O processo de escolha mobilizou governos ao redor do mundo e promete ainda causar muita polêmica. Isso porque, entre os vencedores, figuram lugares pouco conhecidos, enquanto áreas muito cultuadas, que constavam da lista de 21 finalistas, ficaram de fora. Não foram escolhidos, por exemplo, a Grande Barreira de Corais, na Austrália; o Grand Canyon, nos Estados Unidos, e o Arquipélago de Galápagos, no Equador, que no século 19 inspirou o cientista Charles Darwin a elaborar a sua Teoria da Evolução das Espécies.

Para Eamonn Fitzgerald, algumas distorções podem acontecer em razão da diferença de tamanho ; e poder ; entre os países, mas, segundo ele, a beleza dos lugares vencedores é indiscutível. ;Pessoas de todos os lugares do mundo puderam votar em qualquer candidato. A escolha das Sete Novas Maravilhas da Natureza é muito mais sobre a beleza natural do que sobre o nacionalismo;, afirma.

A próxima empreitada da organização será a eleição das Sete Cidades Maravilhosas. Até 31 de dezembro, qualquer pessoa pode indicar suas cidades favoritas no site da organização (cities.new7wonders.com). ;O Rio é melhor do que Caracas, Lima ou Miami? Vamos ver. Pela primeira vez na história humana, mais pessoas vivem em cidades do que no campo. Queremos que as pessoas pensem e falem sobre o que isso significa para o futuro;, completa Fitzgerald.

Os escolhidos
CATARATAS DO IGUAÇU
Localização: Rio Iguaçu, na divisa entre o Brasil e a Argentina.
Descrição: Formam uma das maiores cachoeiras do mundo, que se estende por mais de 2,7 mil metros em forma semicircular. Das 275 quedas, a Garganta do Diabo é a mais alta, com 80m. As cataratas são rodeadas por dois parques nacionais, um no Brasil e outro na Argentina, formados por florestas subtropicais.

AMAZÔNIA
Localização: Norte do Brasil e regiões de Peru, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.
Descrição: A Floresta Amazônica, também conhecida como Amazônia ou Bacia Amazônica, ocupa 7 milhões de quilômetros quadrados, com 5,5 milhões de quilômetros quadrados de mata. Representa mais da metade da área de florestas tropicais do planeta. O Rio Amazonas, sozinho, tem volume maior que o dos outros 10 maiores rios do mundo juntos.
MONTANHA DA MESA
Localização: Próximo à Cidade do Cabo, na África do Sul.
Descrição: Ícone sul-africano, é o único local natural do planeta a ter uma constelação batizada em sua homenagem, a Mensa (mesa, em latim). A montanha de topo achatado abriga mais de 1,5 mil espécies florais, incluindo algumas raras e ameaçadas de extinção. Seus picos estão 1.086m acima do nível do mar.

BAÍA HALONG
Localização: Província de Quang Ninh, no Vietnã.
Descrição: A baía apresenta milhares de ilhas de calcário em vários tamanhos e formas e tem uma costa com 120km de comprimento e aproximadamente 1.553km; de área, com 1.969 ilhotas. Muitas das ilhas são ocas, com cavernas enormes e lagos. Abriga aldeias de pescadores e lá são encontradas 200 espécies de peixes e 450 tipos de moluscos.

PARQUE NACIONAL DO RIO SUBTERRÂNEO PUERTO PRINCESA
Localização: Província de Palawan, nas Filipinas.
Descrição: Possui uma paisagem de montanha de pedras calcárias e 8,2km de rio subterrâneo navegável, que desemboca no Mar do Sul da China. Inclui formações importantes de estalactites e estalagmites e várias ;salas; de grande porte. A parte inferior do rio está sujeita a influências das marés. Na boca da caverna, uma lagoa clara é emoldurada por árvores antigas à beira da água.

ILHA JEJUDO
Localização: Na costa da Coreia do Sul.
Descrição: Jejudo é uma ilha vulcânica localizada a 130km do continente. É a maior ilha e menor província da Coreia, com uma superfície de 1,8 mil quilômetros quadrados. O destaque da ilha é Hallasan, a montanha mais alta do país, que se eleva a quase 2 mil metros acima do nível do mar e abriga um vulcão adormecido. Trezentos e sessenta vulcões menores circundam o principal.
PARQUE DE KOMODO
Localização: Indonésia.
Descrição: O sítio inclui as três maiores ilhas da região ; Komodo, Rinca e Padar ;, bem como várias pequenas ilhotas, numa área total de 1,8 mil quilômetros quadrados. O parque nacional foi fundado em 1980 para proteger os grandes lagartos dragões de komodo. Mais tarde, foi também dedicada a proteger outras espécies, incluindo animais marinhos.