Londres - Uma centena de crianças de 5 a 7 anos foram tratadas por anorexia nos últimos três anos na Grã-Bretanha, segundo dados oficiais publicados nesta segunda-feira (1/8).
Os números revelados por 35 hospitais públicos britânicos também mostram que um total de 2 mil crianças de 5 a 15 anos receberam tratamento por distúrbios alimentares durante este período: entre elas, cerca de 600 tinham menos de 13 anos, e destas, 98 tinham entre 5 e 7 anos e 99 entre 8 e 9 anos. Cerca de 1.500 adolescentes de 13 a 15 anos também foram tratados por anorexia.
A doença pode ser subestimada, já que vários centros não quiseram divulgar seus dados. Estas informações foram publicadas meses depois de especialistas pedirem uma rápida intervenção para prevenir os distúrbios alimentares das crianças.
Cerca de três crianças em cada 100 mil com menos de 13 anos sofrem transtornos alimentares no Reino Unido e na Irlanda, segundo uma pesquisa publicada no mês de abril pelo Instituto de Saúde Infantil da Universidade de Londres (UCL).
Além dos problemas de anorexia infantil, a Grã-Bretanha também tem o nível de obesidade mais alto da Europa, 24,5% da população adulta é considerada obesa, segundo um informe divulgado em 2010 pela União Europeia e pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).