WASHINGTON - Legisladores republicanos aprovaram em votação, nesta quarta-feira, a eliminação da contrubuição concedida pelos Estados Unidos anualmente à Organização de Estados Americanos (OEA), no valor de 44,2 milhões de dólares, como parte do orçamento do Departamento de Estado para o ano fiscal 2012.
"A OEA é uma organização na América Latina que fracassou", afirmou o republicano Connie Mack (Flórida), que propôs a emenda à lei do orçamento, estabelecendo que "nenhum dos recursos autorizados nesta seção poderão ser gastos em contribuições" destinadas à organização.
A emenda foi aprovada por 22 votos a favor e 20 contra na comissão de Relações Exteriores da Câmara de Representantes, dominada pelos republicanos. "A OEA, em vez de defender as democracias, está apoiando e mimando pessoas como Hugo Chávez", o presidente da Venezuela, disse Mack, líder da subcomissão para a América Latina da Câmara e feroz crítico de Caracas e dos governos de esquerda afins na região.
Os 44,2 milhões de dólares que os Estados Unidos destinam anualmente à OEA são mais da metade do orçamemto da organização continental, que, em 2011, foi de 85,3 milhões de dólares.