Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Cranberry ajuda a prevenir infecção urinária e tem efeito antioxidante

Apesar de pouco comercializada no Brasil, os poderes da cranberry tem despertado interesse, principamente nas mulheres. Estudos apontam que a fruta ajuda a combater a infecção urinária, tem efeito antioxidante e retarda o envelhecimento. Também há indícios de que ela pode diminuir a incidência de doenças cardiovasculares e prevenir o câncer.

Cerca de 30% a 50% das mulheres já tiveram algum problema de infecção urinária depois do início da vida sexual. Nos homens, doenças relacionadas à próstata e alterações hormonais são responsáveis pelo aumento de incidência de infecções. Há algum tempo cientistas de universidades renomadas, como a americana Harvard, têm estudado uma pequena fruta vermelha na prevenção dessa doença.

A fruta nativa dos Estados Unidos começou a chamar a atenção dos médicos depois que eles descobriram que índios americanos utilizavam a cranberry para tratar sintomas de uma doença que parecia ser infecção urinária. Ela já era conhecida dos americanos desde pelo menos o início o século 17, mas foi na década de 1980 que as primeiras pesquisas começaram a descobrir o potencial da cranberry.

De acordo com o urologista Carlos Alberto Bezerra, presidente do Núcleo Brasileiro de Uroginecologia e professor da Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, a infecção urinária é uma das principais causas de consultas em consultórios médicos, ambulatórios e pronto-socorros no Brasil e no mundo.

As infecções são mais comuns em mulheres, segundo Bezerra. "As mulheres têm três períodos da vida nos quais as infecções são mais frequentes: ao sair da fralda, ao iniciar vida sexual e ao entrar no período pós-menopausa. Além disso, a infecção urinária ocorre por penetração de bactéria pela uretra e os homens, por terem uretra mais longa, são naturalmente mais protegidos", explica o médico.

Solução líquida

Tomar o suco de cranberry como prevenção da infecção urinária equivale a tomar um antibiótico no esquema de profilaxia usual (com antibióticos em dose baixa). "Mulheres com infecção urinária que tomam o suco da fruta regularmente têm menos repetição da doença do que as que não tomam nada".

Poderes antioxidantes

A substância ativa do cranberry é a proantocianidina (PAC). Essa substância, além de impedir que as bactérias fiquem aderidas no epitélio (revestimento mucoso) do trato urinário, tem efeito antioxidante, semelhante ao dos flavonóides.

Segundo o médico, ainda há hipóteses de que a fruta pode ter efeito antienvelhecimento, diminuir a probabilidade de doenças cardiovasculares e até prevenir o câncer.