Cancún (México) - A ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, informou nesta quarta-feira (8/12) que houve "avanços" na negociação para conseguir uma extensão além de 2012 do Protocolo de Kioto, durante uma conferência da ONU sobre o clima em Cancún.
"Houve avanços" na negociação para estender o protocolo que compromete os países industrializados a cortar as emissões de carbono, e "ontem foi melhor a discussão com Japão, Rússia, etc.", disse Teixeira em uma breve declaração a jornalistas.
"Há algumas dificuldades políticas que de anteontem para ontem mudaram nas negociações, mas não posso adiantar (nada a respeito), porque não há nada fechado (...), mas as negociações seguem com boas perspectivas, ainda que eu não saiba a magnitude dessas perspectivas", disse a ministra.
A extensão do protocolo de Kioto é uma das principais armadilhas da negociação na Conferência do Clima, que reúne 190 países no balneário mexicano, uma vez que o Japão, uma parte fundamental desse acordo, disse que não o estenderia.
Brasil e Grã-Bretanha foram encarregados pela presidência da conferência a tentar desbloquear a negociação sobre esse tema, consultando todos os países e grupos de países envolvidos, e ambos entregaram os relatórios à presidência mexicana da conferência na noite de terça-feira, disse Teixeira.
"No Brasil, estamos trabalhando para que ocorra um segundo período - extensão do Protocolo de Kioto - porque esse é um empenho dos países em desenvolvimento", lembrou a ministra.