Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Consultório itinerante conscientiza população dos riscos à exposição solar

Rio de Janeiro - Dois consultórios itinerantes, montados em um caminhão, ficaram durante grande parte do dia de hoje (26) na Praia do Arpoador, zona sul do Rio de Janeiro, diagnosticando doenças de pele. A medida tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da exposição solar. A iniciativa, que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é responsável por 25% dos tumores malignos diagnosticados no país. Estima-se que 120 mil novos casos são notificados todos os anos. Segundo o presidente eleito da SBD do Rio de Janeiro, David Azulay, a conscientização sobre a doença é fundamental para a diminuição dos casos de câncer de pele no país. ;Na dúvida que a primeira recomendação é ir ao médico. Mas qualquer lesão que começar a sangrar facilmente, começar a coçar e nunca ter coçado, mudança de cor e crescimento abrupto são indícios que pode estar havendo uma transformação para o câncer de pele;, disse o dermatologista.

Os dois consultórios itinerantes é dotado de equipamentos para os exames e de quatro médicos dermatologistas. Para o cozinheiro Jorge Marcos, a oportunidade da consulta na Praia do Arpoador foi importante no esclarecer algumas dúvidas sobre a doença e evitar seu deslocamento para um hospital ou posto médico. ;Como eu tenho algumas coisas na pele e na semana passada aparece uma verruga, eu pensei em ir ao dermatologista, mas eu desisti porque não tinha horário disponível. Hoje descobri esse consultório aqui e juntei o útil ao agradável;, disse.

A próxima parada do caminhão-consultório é a cidade de Florianópolis, Santa Catarina, no dia 30 deste mês. Os cariocas poderão se consultar novamente nos dias 27 e 28 de novembro, quando o consultório itinerante retorna à capital fluminense.