A firma americana de biotecnologia Pathway Genomics anunciou, nesta terça-feira (11/5), que começará a distribuir testes genéticos personalizados para detectar eventuais riscos de doenças, como o Alzheimer, pela rede de farmácias Walgreen.
É a primeira vez que uma variedade de testes genéticos é comercializada em larga escala para consumo de massa.
Há anos, as empresas de genética propõem via internet testes desse gênero para medir os riscos de surgimento de certas doenças.
Os testes de paternidade e de descendência já estão sendo amplamente disponibilizados em muitas farmácias especializadas dos Estados Unidos.
O kit proposto pela Pathway Genomics, chamado "Insight Saliva Collection", permite recolher uma amostra de saliva de acordo com instruções simples e contém um envelope padrão para enviar o material coletado a um dos laboratórios para análise.
O produto é oferecido por um preço variando entre 20 e 30 dólares, em qualquer uma das 7,5 mil lojas da Walgreen, exceto às do estado de Nova York em razão das leis locais, precisou a empresa em um comunicado.
Para os compradores dessa região, é preciso entrar no site da Pathway Genomics, criar uma conta pessoal segura onde poderão encomendar um dos três testes genéticos oferecidos.
A empresa oferece por 79 dólares um teste para reações a determinadas substâncias, como, por exemplo, cafeína, medicamentos que combatem o colesterol, anticoagulante varfarina e tamoxifeno utilizado para conbater o câncer de mama.
Os casais que planejam ter filhos podem, por 179 dólares, saber se são portadores ou não de 23 variações genéticas que predispõem os filhos a doenças hereditárias, como a Talassemia (um tipo de anemia) ou os rins policísticos.
Pelo mesmo preço, eles poderão saber se haverá predisposição a câncer no pulmão, leucemia, esclerose múltipla ou doenças cardiovasculares.