Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Leia íntegra da entrevista com Silvia Kaminsky

De que forma o laser mudou os tratamentos médicos? Pode-se dizer que ele provocou uma revolução na medicina?
A palavra Laser , na verdade é uma abreviação da frase : Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou seja, luz amplificada por emissão estimulada da radiação.
Sem dúvida, um dos grandes avanços na medicina, foi o desenvolvimentos dos aparelhos de laser. A aplicação dos diferentes tipos de lasers possibilitou uma grande alteração nos procedimentos médicos, como o domínio do tratamento de lesões vasculares , pigmentadas, remoção de pelos e tatuagens, melhora dos processos cicatriciais , da acne e até tratamento de alguns tipos de câncer de pele. Na área de rejuvenescimento facial os avanços estão cada vez maiores, pois as pessoas estão procurando alternativas não cirúrgicas para melhoria da face. Assim que o laser começou a ser difundido na área da dermatologia , cirurgia plástica e vascular verificaram que este sistema de luz poderia ser aplicado em muitos procedimentos e que havia um futuro promissor nesta nova fonte de investigação.

Que leque de tratamentos médicos utilizam o laser atualmente?
Muitos procedimentos médicos tem como primeira indicação o Laser e outros aparelhos de alta tecnologia.
Na área da dermatologia listamos os principais tratamentos a laser realizados:
- Depilação prolongada e em alguns casos definitiva, para peles claras e até para peles negras
-Estrias,
-Psoríase,
-Olheiras,
-Acne,
-Rosácea,
-Cicatrizes,
-Rejuvenescimento Facial, mãos e colo, ,
- Retirada de Tatuagem,
Retirada de Manchas escuras
-Vitiligo,
-Hemangioma e mancha vinho do porto
- Vasos do rosto e pernas
-prevencao e tratamento de algumas formas de câncer de pele

Em que área a senhora acredita que o seu uso ainda tem muito espaço para crescer?
Os tratamentos a laser em depilação e rejuvenescimento do rosto chegaram ao auge , com resultados muito consistentes. Na área dos tratamentos corporais o laser e tecnologias avançadas, como radiofreqüência e ultrassom potente estão em pleno crescimento.
No congresso da academia americana deste ano , lançaram um aparelho que ajudará na remoção de gordura localizada, com trabalhos ainda em estudo. Ainda não há previsão de chegada deste aparelho no Brasil