O ônibus espacial americano Endeavour alcançou a órbita da Terra nesta segunda-feira (8/02), oito minutos e meio após o lançamento, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), com uma tripulação de seis astronautas para uma missão de 13 dias.
O lançamento aconteceu às 4h14 locais (7h14 de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Flórida (sureste), como estava previsto.
Pouco antes de alcançar a órbita terrestre, o tanque externo se desprendeu da nave para cair na atmosfera, onde se desintegrará.
Os dois foguetes propulsores, que proporcionam 80% do impulso durante os dois primeiros minutos de ascensão, se separaram como estava previsto para cair no Atlântico, onde serão recuperados.
A espaçonave avançou em seguida a mais de 5.000 km por hora, acelerando a mais de 26.000 km por hora para entrar em órbita quando os três motores criogênicos esgotaram o combustível formado por hidrogênio e oxigênio líquido.
Depois de alcançar a órbita a 225 quilometros sobre a Terra, o Endeavor iniciou a viagem rumo à ISS, a qual se acoplará na quarta-feira.
A ISS está situada a 343 km de altitude.
A missão de 13 dias do O Endeavour tem como objetivo transportar e instalar os últimos grandes componentes da ISS.