Cerca da metade dos pratos servidos nos restaurantes populares dos Estados Unidos têm mais calorias que as declaradas no cardápio, e alguns, inclusive, até o dobro do valor energético indicado, segundo pesquisadores da Universidade de Tufts.
Especialistas da Escola de Ciências da Nutrição e Política Friedman da Tufts encontram discrepâncias nos tamanhos das poções que os restaurentes dizem servir e o tamanho real da comida apresentada no prato, segundo estudo publicado no Journal of the American Dietetic Association.
Os pesquisadores analisaram o conteúdo em calorias de 18 pratos e guarnições de cinco cadeias de restaurante populares - Applebee's, Denny's, Olive Garden, PF Chang's e Ruby Tuesday - e 11 pratos e guarnições das lanchonetes Domino's, Dunkin 'Donuts, McDonald's, Taco Bell e Wendy's.
Também foram analisados dez pratos congelados vendidos em supermercados. Em média, os alimentos dos restaurantes continham 18% mais calorias que as indicadas no menu, e os pratos congelados 8% a mais que as assinaladas em suas embalagens.
"Não parecem grandes cifras, mas elas se acumulam com o tempo", explica Susan Roberts, autora principal do estudo. Alguns pratos dos restaurantes continham mais do dobro das calorias que aparecem no menu. Em muitos casos, os acompanhamentos dos restaurantes resultaram mais calóricos que os pratos principais.