Mais de 100 ativistas foram detidos nesta quarta-feira (16/12) quando tentavam avançar em direção à sede da conferência sobre o clima em Copenhague (COP-15), anunciou a polícia da capital da Dinamarca.
[SAIBAMAIS]"Os ativistas foram detidos perto da estação de metrô Bella Center por policiais com cães", afirmou um porta-voz da polícia.
Eles integram um grupo de manifestantes que se reuniu perto do Bella Center, onde acontece o evento, para tentar entrar na parte de trás do local, cercado por mais de seis quilômetros de barreiras.
"Nosso objetivo é entrar no Bella Center por outras vias e sem violência", declarou Peter Nielsen, porta-voz dos ativistas.
Entre 700 e 800 pessoas, segundo cálculos da France Presse, tentaram avançar da estação de metrô até o local de entrada da área da conferência, mas enfrentaram um grande dispositivo policial.
Os manifestantes se dispersaram para tentar desorganizar as forças oficiais, mas não alcançaram o objetivo.
Depois de uma rápida confusão e do uso de gás lacrimogêneo, os militantes foram detidos, algemados e colocados no chão.
A manifestação, ilegal segundo a polícia, aconteceu de maneira paralela a outra grande manifestação autorizada que seguia para o mesmo local.
Quase 1.500 manifestantes, segundo a polícia, iniciaram nesta quarta-feira uma passeata até o Bella Center após a convocação do grupo "Climate Justice Action".