BRUXELAS - Ondas de manifestações em defesa da luta contra a mudança climática ocuparam neste sábado (5/12) as ruas das principais capitais europeias. Um "trem ecologista" seguiu seu curso da Bélgica a Dinamarca, a dois dias da abertura da cúpula da ONU em Copenhague.
O trem especial batizado "Climate express" deixou Bruxelas pela manhã devendo chegar a Copenhague 12 horas mais tarde. A bordo, várias delegações (França, Bélgica, Luxemburgo) de negociadores, especialistas e militantes ecologistas que vão participar da conferência sobre o clima, com escala em Colônia e Hamburgo, para receber a comissão alemã. Ao todo, 192 países devem participar de 7 a 18 de dezembro deste encontro destinado a conseguir um acordo para substituir o protocolo de Kyoto que chega ao final em 2012.
Em várias cidades da França, barris de petróleo viraram tambores: centenas de manifestantes ocuparam as ruas às 12h18 precisas, em referência ao final da cúpula, no dia 18 de dezembro (12/18, em inglês).
No centro de Paris, ativistas usaram roupas com as cores laranja, preto e branço do "Ultimatum climatique", uma reunião de onze ONGs. Os britânicos também não ficaram ausentes. Uma missa ecumênica foi celebrada em Londres, com muitas preces pelo sucesso da cúpula de Copenhague.
A coalizão Stop climate chaos (SCC) encheu as ruas de Glasgow (Escócia), Dublin e Belfast. Em Bruxelas, 15.000 manifestantes de todas as idades reclamavam um acordo "ambicioso" em Copenhague. Estocolmo também não ficou atrás, com muita gente nas ruas. Os ecologistas italianos preferiram esperar o dia de abertura da cúpula, com a organização de corridas de bicicleta com o slogan: "Paremos a febre do planeta".