Uma expedição oceanográfica vai partir desta segunda-feira (19/10) do Rio de Janeiro para o Continente Africano, com objetivo de coletar materiais para pesquisas meteorológicas. Levando a bordo 16 pesquisadores de dez universidades ou institutos de pesquisa, o navio da Marinha Cruzeiro do Sul só retornará ao Brasil em 22 de dezembro.
No roteiro da expedição estão previstas paradas na África do Sul e na Namíbia, para coletas de nutrientes, medição de temperatura e de salinidade, avaliação de correntes marítimas, entre outros objetivos, de acordo com o comandante da operação, o capitão de fragata Alvaristo Nagen Dair.
As pesquisas serão feitas na superfície e também no mar, com a ajuda de um aparelho específico, entre 30 metros e 5 mil metros de profundidade. ;Vamos fazer coletas em uma área da Bacia do Atlântico Sul com um vazio de dados e de informações muito grande, mas que podem ser usadas para melhorar os processos de previsão meteorológica na nossa costa;, destacou o comandante.
Essa é a primeira vez em que o navio oceanográfico da Marinha Cruzeiro do Sul cruzará o Oceano Atlântico. A expedição é uma parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.