Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Astronautas do Discovery realizam segunda saída espacial

Dois astronautas do Discovery realizaram nesta quinta-feira a segunda das três saídas orbitais previstas na missão de nove dias da nave americana, atracada à Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou a Nasa.

A saída teve um atraso de 53 minutos devido a um pequeno problema do sistema de comunicação de um dos dois caminhantes do espaço, o americano Danny Olivas.

Olivas e o sueco da Agência Espacial Europeia (AEE) Christer Fuglesang deixaram a câmara de descompressão da Estação, onde passaram a noite anterior, às 22H12 GMT, quando a ISS estava a 350 km sobre a China.

Durante a saída de seis horas e meia os astronautas retiram as amarras do novo tanque de amoníaco líquido no compartimento de carga do Discovery de forma a que possa ser levado, com a ajuda de um braço robótico da Estação, até o local onde debe ser instalado pelos dois homens.

O tanque anterior, vazio, que foi retirado da ISS durante a primeira saída espacial, na terça-feira, será colocado, por sua vez, na nave para ser conduzido de volta à Terra.

Pela manhã, um grande pedaço de lixo espacial pertencente ao Ariane 5, um foguete espacial europeu lançado há três anos, passou a três quilômetros da ISS, o que levou os dirigentes da missão a realizar uma mudança na trajetória da Estação para evitar o risco de colisão, embora tenham considerado a manobra inútil, no final.

A terceira saída orbital está prevista para sábado, a partir das 20H49 GMT.