Cientistas de diversas partes do mundo vão se reunir a partir deste sábado (22/08) nas Ilhas Galápagos para discutir as últimas teorias sobre a evolução das espécies, enquanto se comemora em 2009 os 200 anos do nascimento de Charles Darwin, o biólogo que transformou o conceito de vida na Terra.
A reunião será a segunda sobre evolução no arquipélago equatoriano, e reunirá uma centena de cientistas e biólogos evolutivos de todo o mundo, de acordo com Carlos Montufar, presidente da Universidade San Francisco de Quito, que organiza o evento.
A Segunda Cúpula Mundial de Evolução, que irá durar quatro dias, deve contar com a presença de Jeffrey Bada, diretor do Centro Especializado de Pesquisa e Treinamento d Exobiologia da Nasa, Roberto Kolter, presidente da Sociedade Americana de Microbiologia e o mexicano Antonio Lascano, autor de vários livros sobre evolução.
Junto com eles, estarão pesquisadores internacionais dos Estados Unidos, Inglaterra, Israel, Canadá, Espanha, México e Argentina, segundo Montufar.