Na manhã desta quarta-feira (8/7), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) notificou quatro novos casos de infecção por micobactéria, sendo dois confirmados e dois suspeitos. Todos os casos foram em decorrência de cirurgias de implante mamário realizadas na Clínica Kuster, em Vila Velha, durante o mês de janeiro de 2009, de acordo com comunicado da Sesa. Porém a causa da contaminação não foi identificada pelos técnicos. Também não foram encontradas nenhuma irregularidade nos procedimentos do estabelecimento.
A notificação do primeiro paciente foi recebida no final de maio, e o caso foi confirmado no dia 08 de junho pelo Laboratório Central (Lacen).
Técnicos do Ministério da Saúde estarão no Estado a partir da próxima semana para auxiliar nos serviços de identificação. Até que haja uma avaliação final das duas instituições - Sesa e MS -, os procedimentos de implante mamário ficarão suspensos na clínica.
Ainda de acordo com a Sesa, a Vigilância Sanitária continua a fiscalizar os hospitais e clínicas em todo o Espírito Santo. Esta atividade verifica especificamente os protocolos que formalizam os processos de trabalho relacionados à esterilização de materiais, à organização do controle de infecção hospitalar em relação à busca de casos, e à regularidade do controle da entrada, da armazenagem e distribuição de insumos usados em cirurgias plásticas.