O novo Museu da Acrópole, um edifício de vidro situado aos pés do complexo arquitetônico do centro histórico de Atenas, foi inaugurado neste sábado (20/6) com um apelo ao British Museum de Londres para que devolva os frisos do Partenon.
O chefe de Estado grego, Carolos Papoulias, renovou, na cerimônia inaugural, o pedido de devolução dos mármores dos frisos do Partenon, atualmente expostos no museu britânico.
Na presença de várias personalidades, entre elas o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durao Barroso, o diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura, vários chefes de Estado e de Governo e ministros, Papoulias enfatizou que o museu não é apenas uma obra moderna, também é ecumênica. "É nossa identidade e nosso orgulho", enfatizou.
Com design do arquiteto franco-suíço Bernard Tschumi, este edifício ultramoderno sobre pilotis situado em meio a um sítio arqueológico impressiona por sua geometria.
Situado a 300 metros do monumento farol do mundo antigo, banhado por luz natural, o edifício oferece uma vista panorâmica sobre o Partenon, um dos monumentos mais visitados do mundo e símbolo arquitetônico da época clássica do século V antes de nossa era.
As obras agora expostas no novo museu de três andares estavam amontoadas num pequeno museu situado no Monte Santo e seu traslado foi uma operação gigantesca, que durou vários meses.