Cidades

Grita geral

grita.df@dabr.com.br (cartas: SIG, Quadra 2, Lote 340 / CEP 70.610-901)

EDUCAÇÃO
Pagamento do Fies

A estudante Paola Braga, 25 anos, moradora de São Sebastião, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar que não está com condições de pagar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “Me formei recentemente e ainda não consegui emprego. Nesta pandemia, está ainda mais complicado conseguir trabalho. Desta forma, não tenho condições de arcar com os pagamentos do Fies. Existe alguma forma de renegociar?”, questiona.

» O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informou que os estudantes que contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem requerer a suspensão do pagamento das parcelas do financiamento. O pedido pode ser realizado nos canais de atendimento disponibilizados pelos bancos (Caixa e Banco do Brasil). Dentre as opções previstas no referido programa está a possibilidade do estudante optar por um parcelamento de até 145 parcelas mensais, vencíveis a partir de janeiro de 2021, com redução de 40% nos juros e multas. Outra opção seria um parcelamento de até 175 parcelas, também com vencimento a partir de janeiro de 2021, mas com redução de 25% nos juros e nas multas. O Comitê-Gestor do Fies publicará, em breve, uma resolução com as orientações sobre a solicitação da renegociação.





Guará
Praça suja

A consultora de imóveis Tânia Lima, 35 anos, moradora do Guará, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar que a praça no Polo de Moda, na QE 40, está muito suja. “As pessoas passeiam com os cães e não têm a capacidade de recolher as fezes dos bichinhos. Muitas crianças brincam no parque, o que pode acabar sendo um transtorno para todos, com tanta sujeira. Além disso, tem a lixo causado por garrafas pet, que podem ser facilmente encontradas na praça”, conta. “Já vi a administração limpar a área, mas cadê a fiscalização? Seria bom instalar câmeras de segurança e punir quem suja. A segurança do local até aumentaria”, finaliza.

» A Administração Regional do Guará informou que as ações de manutenção da área constam no cronograma de atividades da pasta. O morador pode registrar demandas utilizando Ouvidoria via 162, pelo site www.ouv.df.gov.br e também pelo aplicativo e-GDF, no menu Ouvidoria ou Cidades.