A Secretaria de Mobilidade e Transporte do Distrito Federal (Semob) publicou, nesta terça-feira (4/8), uma portaria que prorroga o prazo de validade das renovações de autorizações dos taxistas do Distrito Federal. Além disso, esclarece como serão os atendimentos dos motoristas devido à pandemia do novo coronavírus. A publicação está no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
A Portaria nº 122 determina que a nova validade das autorizações dos taxistas entre 1º de fevereiro até 31 de dezembro (veja calendário abaixo). Os pedidos de agendamentos serão somente para a atualização das autorizações e deverão ser solicitados pelo e-mail atendimentotaxi@semob.df.gov.br.
O presidente do Sindicato dos Permissionarios de Táxis e Motoristas Auxiliares do DF (SinpeTaxi), Sued Silvio esclarece que é preciso apresentar os documentos por email e, em seguida, o taxista receberá uma ligação da Semob para agendar a data de apresentação dos documentos presencialmente.
Os atendimentos realizados pela unidade administrativa responsável pelo serviço, Coordenação de Transporte Individual (COTI) terão os atendimentos limitados a 40 atendimentos diários com intervalos de 15 minutos entre eles. Por isso, os motoristas de táxis deverão chegar com antecedência de dez minutos do horário marcado, além disso, é obrigatório o uso de máscara facial e estarem com os documentos exigidos.
A publicação reforça as medidas que deverão ser adotadas durantes as viagens: manter os vidros do veículo abertos; higienização do veículo com álcool 70%, em especial os pontos de maior contato como as maçanetas, bancos, volantes, apoios de braços e cintos de segurança. O uso de máscaras é obrigatório pelos motoristas e passageiros.
Documentos necessários
*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel