A Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) deu início a uma operação integrada de combate à criminalidade no Distrito Federal. As ações têm como base levantamentos das Subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI), que mapeiam locais, dias e horários de maior incidência de crimes.
A operação 5º Mandamento — nome que faz referência ao mandamento bíblico “não matarás” — começou na última sexta-feira (31/7) e será intensificada neste e nos próximos fins de semana, com o objetivo de manter os baixos índices de violência do DF durante os últimos meses. Em março, durante o período de isolamento social, por exemplo, a capital teve registros menores de crimes como homicídio, tentativa de homicídio, tentativa de latrocínio e roubo a transeunte, em comparação com o mesmo período do ano passado.
A ação integra forças de segurança e realiza trabalhos em conjunto entre as Polícias Civil e Militar, o Departamento de Trânsito (Detran) e Corpo de Bombeiros, por exemplo. Nessa sexta-feira, as equipes foram à Samambaia e Ceilândia, onde realizaram cerca de 230 abordagens, vistoriaram 15 estabelecimentos em conjunto com o DF Legal, identificaram um foragido da Justiça e abordaram 77 veículos.
“A 5º Mandamento faz parte de uma série de ações estratégicas da SSP/DF para manter o índice de redução de crimes conquistados no primeiro semestre deste ano. Para isso, planejamos ações cirúrgicas, definidas com base em levantamento das Subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI), que mapearam locais, dias e horários e locais de maior incidência de cada crime. A coordenação é feita pela Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi)”, explicou o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.