Cidades

Três perguntas para



Talita Bittencourt,
Sex coach e especialista em autoestima e sensualidade


O que explica muitas mulheres não chegarem ao orgasmo?
Falta de conhecimento sobre o próprio corpo, autoestima baixa, relacionamento desgastado e os tabus do sexo. O corpo precisa de estímulos para poder chegar ao orgasmo. Por isso, as preliminares são tão importantes. E, estar com a cabeça ali, no momento, e não em outro lugar também ajuda. Assim, a mulher vai sentir-se pronta e mais à vontade para ter prazer.

O orgasmo está ligado à ejaculação?
O orgasmo é a sensação, o ápice do prazer. E ele pode acontecer se a pessoa ejacular ou não. Existe o que chamamos de orgasmo seco, que é quando a pessoa não ejacula. A mulher, por exemplo, não precisa eliminar nenhum líquido para ter orgasmos. Quem tem dúvidas se teve um orgasmo ou não, não teve. É uma sensação curta e rápida. Não tem como confundir.

Depender de fatores externos, como brinquedos, entre outros, pode ser um problema?
O importante é ter o orgasmo independentemente de qualquer coisa. Mas, se a pessoa é refém de algo externo não é o indicado. Porque o seu corpo, sem nada externo, tem toda condição de ter o orgasmo. O que acontece são os estímulos que podem ser diferente, as sensações, e aquilo pode potencializar o prazer. Se tiver refém do objeto, o ideal é procurar um terapeuta sexual, porque isso pode estar ligado a problemas emocionais.